S.O.S – O “Marranço”

A memorização deve ser usada apenas como último recurso. De modo a sensibilizar os alunos para esse facto, foi mostrado na aula de EA o videoclip da música “Estudo errado”, de Gabriel – O pensador.

Posteriormente foram analisados e debatidos excertos da letra da música, concretamente:

Estudo Errado – Gabriel O Pensador (letra)

(…)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

Decorar: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e consequências, só decoro os factos
Desse jeito até a história fica chato

Mas os velhos me disseram que o “porque” é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

(…)
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas actuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada

    • Rui
    • 7 de Novembro, 2010

    Gostei muito deste video e da aula também🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

