Organizando o local e os materiais de estudo

Ajudar as crianças ou os jovens a adquirirem hábitos de arrumação e de organização não é fácil. Prepare-se para muitas sessões de “resmunguice”ou de protestos.

D.ª Antónia chegou a casa. Não havia dúvidas de que Filipe, o seu filho de dez anos, tinha chegado antes dela. A mochila no meio do hall, as sapatilhas mais adiante, a bola logo a seguir, num rasto que se prolongava desde a porta de entrada até à do quarto dele, não enganavam ninguém. Lá estava ele, sentado à mesa, com tanta atenção ao computador que nem deu pela presença da mãe. Olhando para a desarrumação da mesa (em que cadernos se misturavam com embalagens de iogurte vazias, caixas de CD, berlindes e outros brinquedos) e do chão (em que também havia cadernos à mistura com roupa, brinquedos e chinelos), D.ª Antónia decidiu pôr ponto final a esta desarrumação. Ainda nessa manhã tinha havido discussão e atraso na saída de casa, porque o Filipe não conseguia encontrar a régua nem o caderno de Matemática, essenciais para as aulas desse dia.

Quem não conhece ou vive histórias idênticas? Quem não desespera com o atraso dos filhos, à hora de saída para a escola, por insistirem em preparar o material em cima da hora e não o conseguirem encontrar devido à desarrumação? Como evitar estes problemas? Aqui ficam algumas sugestões, acompanhadas da recordação do provérbio “De pequenino se torce o pepino.” Com efeito, se começar a habituar os seus filhos a arrumarem e organizarem os seus materiais escolares, desde a sua entrada para a escola, mais facilmente eles aceitarão essas normas e adquirirão os hábitos necessários para as praticarem continuadamente.

1. Arranje, com o seu filho, um espaço exclusivamente destinado à arrumação dos materiais escolares e ao estudo. Nesse local não devem existir brinquedos nem outros objectos que o possam distrair enquanto estuda.

2. Habitue o seu filho a arrumar todo o material escolar logo que chega a casa. Não aceite mochila, livros ou outros materiais espalhados por toda a parte e não arrume as coisas por ele.

3. Habitue o seu filho a preparar o material para a escola sempre de véspera. Desta forma haverá tempo de procurar alguma coisa que possa não estar à mão.

4. Peça ao seu filho que coloque o horário escolar no espaço de estudo, em local bem visível. Isso facilitará a organização do estudo diário e a preparação do material a levar para a escola em cada dia.

5. Será conveniente que a arrumação não seja uma característica exclusiva do local de estudo e se alargue a todo o quarto e a todos os pertences do seu filho. Habitue-o a arrumar os brinquedos, a roupa suja e outros objectos que se possam ir acumulando pelo quarto ou pela casa.

Ajudar as crianças ou os jovens a adquirirem hábitos de arrumação e de organização não é fácil. Prepare-se para muitas sessões de ‘resmunguice’ou de protestos. Escutará os mais incríveis argumentos a favor do adiamento da tarefa ou contra a necessidade da sua execução. Muitas vezes os pais acabam por desistir, porque preferem o trabalho de arrumar ao desgaste de discussões desagradáveis, quando já estão cansados de um dia de trabalho. Não ceda a essa tentação. Diálogo e firmeza são dois ingredientes necessários para o sucesso dessa missão. É preciso explicar os objectivos e negociar as regras, mas também é essencial ser firme na exigência do seu cumprimento.

Estamos no início do ano lectivo. Esta é uma altura ideal para estabelecer regras e desenvolver hábitos correctos, evitando que se instalem hábitos errados. Não se esqueça: coragem, persistência e confiança; diálogo e firmeza! Bom ano lectivo!

Armanda Zenhas in Educare

Vídeos relacionados com este tema:
A escolha do local de estudo

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: