Estudo Acompanhado?

Cada vez mais, no mundo actual, é solicitado ao indivíduo que seja capaz de enfrentar e de se adaptar a novas situações, diversificadas na sua natureza e cada vez mais exigentes em termos de resposta. Muito se tem falado do apelo da escola neste contexto, que deve criar as condições necessárias a uma gradual autonomização do aluno no desenvolvimento das suas capacidades.

A criação do Estudo Acompanhado como Área Curricular Não Disciplinar, como referido no documento Reorganização Curricular do Ensino Básico: Princípios, Medidas e Implicações “visa essencialmente promover a apropriação, pelos alunos, de métodos de estudo, de trabalho e de organização, assim como o desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam uma crescente autonomia na realização das suas próprias aprendizagens. Trata-se de desenvolver a capacidade de “aprender a aprender” (Ministério da Educação, 2001)

Ao professor é pedido que seja um orientador da aprendizagem do aluno, ajudando-o a organizar o seu estudo, a adquirir métodos de trabalho, a investigar, a aprender a aprender, ou seja, a desenvolver nos alunos as capacidades necessárias para que possa continuar a sua aprendizagem ao longo da vida.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: